Gêmeos devem dormir juntos ou separados?

SONY DSC

Olá pessoal! No post de hoje gostaria de conversar com vocês sobre essa dúvida muito comum entre as mamães: gêmeos devem dormir juntos ou separados?

Quando eu estava grávida, pesquisei bastante sobre o assunto. Também levei essa dúvida para minha obstetra. A orientação que obtive foi a seguinte:

No início, devemos colocar os bebês para dormirem juntos, no mesmo berço. Isso porque os bebês estavam acostumados com a companhia um do outro dentro do útero da mamãe. Desse modo, colocá-los em berços diferentes logo no início seria uma mudança muito radical para eles.

Lembrem-se que o próprio nascimento já é uma situação bastante revolucionária para eles. Convenhamos: a “casinha” da mamãe é bem diferente do nosso mundo externo (rsrs).

Assim, estarem juntos no mesmo berço é uma forma de se sentirem seguros com a presença um do outro.

Vejam algumas outras fotos dos meus gêmeos dormindo no mesmo berço:

IMG_1123IMG_1201

IMG_0908IMG_0787

Vejam também um pequeno vídeo de quando ainda ficavam no mesmo berço:

Bem, esclarecida a dúvida, surge a próxima:

  • Por quanto tempo devemos deixá-los no mesmo berço?

A resposta é relativa, pois depende do comportamento dos bebês. Porém, acredito que tempo médio varia entre 1 a 2 meses.

  • Como identificar o momento certo de colocá-los em berços distintos?

É simples. Basta você observar os movimentos dos seus bebês. Quando você perceber que estão se movimentando demais (a ponto de quase encostarem um no outro), esse é o momento de colocá-los em berços separados!

Eu coloquei cada um no seu bercinho quando completaram 2 meses! Confesso que, no dia que separei-os, achei tão estranho…porque sobrava muito espaço no berço rs. Se eu estranhei, imaginem eles! Porém, essa separação não acarretou nenhuma consequência no sono deles, continuaram dormindo a noite toda.

IMG_1232

Vejam também um videozinho de cada um deles, após a primeira noite em que dormiram em berços separados:

 

 

Rafael era muito quietinho, não se mexia muito. Enquanto isso, Lucas se movia “loucamente”(rsrs). Cada vez que eu ia dar uma olhada neles, Lucas estava em uma posição diferente (dava voltas de 360 graus).

Apenas por curiosidade, digo a vocês que essa situação é de longa data: desde a barriga Lucas não parava quieto e Rafa sempre quietinho. Nos exames de ultrassom, quase sempre Rafael estava na mesma posição e Lucas cada hora se exibia de uma forma diferente (rsrs).

  • E se um bebê chorar a noite enquanto o outro dorme? O que fazer?

É o que veremos no nosso próximo post!! Vou compartilhar com vocês algumas dicas do que faço aqui em casa quando isso acontece!

Qualquer dúvida, sugestão ou comentário, podem deixar um recadinho para mim abaixo, ok?

Se você gostou do blog e gostaria de receber notificações de novos posts por email, clique no link “seguir” ao lado direito da página! E nossa fanpage do Facebook, já curtiu? 🙂

Nos “vemos” em breve! Até a próxima!

www.facebook.com/meustwins

http://i.instagram.com/meustwins

www.meustwins.com

Anúncios

Comments

  1. Ana Miiller says:

    Ai que delícia!!! Amei esse post e estes vídeos lindos!! Eu tb vou ter um Lucas!! Serão o Lucas e o Henrique!! Eles são univitelíneos!! Os seus parece que tb são né? Com qtas semanas eles nasceram e pesando quanto? Bjo

    Curtido por 1 pessoa

    • Que legal Ana!! Os meus não são univitelinos não!! Hoje a diferença entre eles é bem acentuada, mas quando eram bebezinhos recém-nascidos eram parecidos! Tanto que eu deixei a pulseirinha de identificação deles (que colocaram no hospital) por uns 20 dias hahaha…até ter certeza de quem era quem (rsrsrs)! Respondendo sua pergunta: nasceram com 37 semanas, pesando 2,7 kg (Rafa) e 2,6 Kg (Lucas)! Beijos!

      Curtir

  2. Aiii que gostososss. Não vejo a hora de ter meus geminhos assim comigo. E vou fazer do mesmo jeito. No inicio, coloca-los pra dormir no mesmo berço. 😘😘

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Ana, a minha gestação é monocariônica e diaminiótica, mas ja li que são considerados univitelinos como foi a sua?

    Curtido por 1 pessoa

    • Parabéns pelos gêmeos Evanilde!!! Ser mãe de gêmeos é uma bênção de Deus! Não é fácil cuidar de dois sozinha, mas é perfeitamente possível! E com essas dicas fica mais fácil…foi o jeito que eu encontrei de fazer as coisas com mais facilidade, por isso compartilhei com vocês! Beijo grande!

      Curtir

  4. Nossa, parabééns pelo blog!! Tenho um casal de gêmeos, que estão com 70 dias!! E estou passando por tudo que vc escreve!!! Vou acompanhar tudo! Muito bom!! Eles estão acordando muito a noite!! Vou tentar suas dicas!! Obrigada por compatilhar! Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  5. Mamãe
    Mtooo obrigada pelo post! Foi um alívio!
    Estou grávida de tri, e estava perdida em relação a berço!
    Agradeço de coração por dividir essa informação!
    No início quero deixar apenas um
    Berço e no dia a dia vou percebendo o q será a necessidade.
    Obrigada
    Bjos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s