Como fazer o bebê dormir a noite inteira – parte III

IMG_3689

Olá pessoal! Estamos de volta com a série “Como fazer o bebê dormir a noite inteira”!

Ontem vimos: como funciona a alimentação orientada pelos pais; quais os benefícios da organização; e, qual deve ser o intervalo entre as mamadas. Lembram-se?

Hoje veremos:

  1. Variação de tempo aceitável entre as mamadas
  2. Como estabelecer uma rotina?
  3. Como eu estabeleci a rotina dos meus gêmeos

Obs.: se este é o primeiro post que você está lendo aqui no blog, recomendo que você faça uma pequena pausa e leita, primeiramente, os dois posts anteriores, pois o assunto está sendo abordado de uma forma sequencial.

Então vamos lá?

  • Variação de tempo aceitável entre as mamadas

Dentro do possível, devemos respeitar o intervalo entre os horários de amamentação. Porém, nada impede que haja uma certa flexibilidade de 30 minutos para mais ou para menos, a depender da situação.

Vou exemplificar um pouco para vocês visualizarem melhor o que estou querendo “dizer”. Suponha que você esteja alimentando seu bebê de 3 em 3h, nos seguintes horários: 6h – 9h – 12h – 15h – 18h – 21h. Imagine que seu bebê acorde da soneca às 14:30 e não pare de chorar. Nesse caso, não há problemas em você antecipar a mamada das 15:00 para 14:30 e depois ajustar o horário das demais mamadas.

Ou seja, tem que ter horário e disciplina, mas pode haver uma certa flexibilidade de 30 minutos para mais ou menos!

Veja outro exemplo: já são 15:00 e seu bebê ainda não acordou. Deixe-o dormir mais um pouquinho e adie a mamada das 15:00 para até 15:30! Depois é só ajustar as demais mamadas do dia!

Assim, nos casos em que o intervalo entre as mamadas seja de 3h, poderá haver um pequeno ajuste, podendo o intervalo variar de 2h30 a 3h30, conforme a situação do momento.

Observação importante feita pelo autor do “Nana Nenê: “Se for preciso acordar o bebê durante o dia, para evitar que ele estique o sono além do ciclo de 3h30, não hesite em fazê-lo! Tal intervenção dos pais é necessária para ajudar a estabilizar o metabolismo digestivo do bebê. Exceção a essa diretriz ocorre na última mamada antes de pôr o bebê para dormir a noite. Deixe que ele acorde naturalmente, dê de mamar e o coloque de volta na cama”, EZZO, Gary; Bucknam, Robert. Nana Nenê: como mais de um milhão de novos pais treinaram seus bebês para dormirem à noite de forma natural. São Paulo: Ed. Mundo Cristão, 1997, p. 91.

Em relação a este último ensinamento do autor (quando ele “diz” para não acordar o bebê após a última mamada do dia), eu fiz um pouco diferente. Não me sentia confortável em deixar o bebê dormir mais que o intervalo estabelecido logo no início, pois tinha receio dos bebês ficarem muito tempo sem serem alimentados. Mas isso foi um pensamento meu. Não quis fazer dessa forma. Achei melhor aumentar o intervalo noturno progressivamente e aos poucos (vocês verão como mais diante, no item “como estabeleci a rotina dos meus gêmeos”). Mas recomendo que façam da forma pela qual vocês se sentirem mais seguras!

  • Como estabelecer rotina?

Para estabelecer a rotina do seu bebê, você precisa levar em consideração os seguintes fatores:

  1. as suas atividades do dia-a-dia;
  2. as atividades do dia-a-dia da família;
  3. o horário que você quer que a rotina comece.

Desse modo, o primeiro passo, é você elencar todas as suas atividades (exemplo: fazer mercado, atividade física, administração financeira, fazer comida, atividades domésticas, etc).

Dica: se você tiver a sorte de poder contar com a ajuda de alguém em casa (seja uma pessoa da família ou uma funcionária), você poderá programar de fazer uma atividade fora de casa, enquanto seu bebê tira uma das sonecas do dia! Isso só é possível para as mamães que optam por amamentar seus filhos com rotina e horários, pois, assim, elas sabem exatamente quais são os horários das sonecas e pode se programar como quiser nesses intervalos!

Depois de elencar todas as suas atividades do dia, você deve definir que horas você quer que a rotina do seu bebê comece. Em outras palavras: qual será o horário da primeira mamada do dia: 6h, 7h, 8h, 9h? Quem decide é você, conforme suas necessidades.

Após determinar que horas a rotina do bebê irá começar, basta definir os próximos horários de cada ciclo de alimentação do dia!

Veja no próximo tópico como eu estabeleci a rotina dos meus gêmeos! Assim ficará mais fácil de vocês visualizarem como programar uma rotina!

  • Como eu estabeleci a rotina dos meus gêmeos

No primeiro mês de vida, eu amamentava-os a cada 3h (dia e noite). Optei pelos “horários da cruz”, por me parecer ser mais prático de assimilar. Assim, os horários de amamentação que eu estabeleci eram os seguintes: 6h – 9h – 12h – 15h – 18h – 21h – 00h – 3h, totalizando 8 mamadas por dia.

A partir da 5a semana de vida, eu iniciei o processo de alongar o intervalo dentre as mamadas noturnas. Meu objetivo inicial era fazê-los dormir direto da meia-noite às 6h.

Assim, o horário da última mamada era sempre meia-noite. Já as mamadas da madrugada variavam, conforme o estágio de adaptação em que eu estivesse. Até completarem 2 meses, eu aumentava o sono noturno dos meus gêmeos em 1 hora por semana. Após completarem 2 meses, eu aumentava o sono noturno deles em 1 hora a cada duas semanas. Vejam na prática como eu fazia (penso que fica mais fácil o entendimento ao mostrar a prática):

– Com 5 semanas de vida, passei a aumentar o intervalo noturno p/ 4h. Assim, em vez de dar a mamada da madrugada às 3h, passei a dar às 4h e ajustei o horário das demais mamadas p/ 6h30 – 9h – 12h – 15h – 18h – 21h – 00h. Fiz essa experiência por uma semana.

– Com 6 semanas de vida, aumentei o intervalo noturno para 5h. Assim, em vez de dar a mamada da madrugada às 4h, passei a dar às 5h e ajustei o horário das demais mamadas p/ 7h30 – 10h – 12h30 – 15h – 18h – 21h – 00h. Fiz essa experiência por uma semana.

– Com 7 semanas de vida, aumentei o intervalo noturno para 6h. Assim, em vez de dar a mamada da madrugada às 5h, passei a dar às 6h e ajustei o horário das demais mamadas p/ p/ “horário da cruz” novamente. Assim, as próximas mamadas eram às 9h – 12h – 15h – 18h – 21h – 00h. Fiz essa experiência por uma semana.

Percebam que acabei eliminando a mamada da madrugada com 7 semanas de vida. Assim, os períodos de amamentação diários passaram de 8 para 7 vezes.

Após alcançar meu objetivo inicial (de fazê-los dormir ininterruptamente das 00h às 6h com 7 semanas de vida), comecei a alongar o intervalo noturno adiantando o horário da última mamada da noite (até eliminá-la completamente). Fiz assim:

– Com 8 semanas de vida (2 meses), aumentei o intervalo noturno para 7h. Assim, em vez de dar a última mamada do dia à 00h, passei a dar às 23h. Ao mesmo tempo, aumentei o intervalo entre as mamadas diurnas de 3h para 3h30. Assim, os horários de amamentação passaram a ser os seguintes: 6h – 9h30 – 13h – 16h30 – 20h – 23h. Perceba que isso implicou na diminuição do intervalo entre as duas últimas mamadas do dia (20h e 23h). Mas isso foi só durante a fase de transição! Nessa fase, meus bebês já dormiam das 23h às 6h. Permaneci nessa mesma rotina de horários por duas semanas.

Percebam que os períodos de amamentação diários passaram de 7 para 6 vezes. Obs.: quando os períodos de amamentação diminuíam, eu aumentava a quantidade de leite em cada mamada, sempre com base naquela tabela apresentada no livro da Encantadora de Bebês (já comentei dessa tabela com vocês, lembram-se?).

– Com 10 semanas de vida, aumentei o intervalo noturno para 8h. Assim, em vez de dar a última mamada do dia às 23h, passei a dar às 22h e ajustei o horário das demais mamadas p/ 6h – 9h30 – 13h – 16h – 19h. Perceba que isso implicou na diminuição do intervalo entre as três últimas mamadas do dia (13h – 16h – 23h). Mas, de novo: isso foi só durante a fase de transição! Permaneci nessa mesma rotina de horários por duas semanas.

– Com 12 semanas de vida, aumentei o intervalo noturno para 9h. Porém, continuei dando a última mamada do dia às 22h. Dessa vez, o que eu fiz foi aumentar o intervalo das mamadas diurnas para 4h. Os horários das mamadas passaram a ser: 7h – 11h – 15h – 19h – 22h. Perceba que isso implicou na diminuição do intervalo apenas entre as duas últimas mamadas do dia (19h e 22h). Permaneci nessa rotina por duas semanas.

Percebam que os períodos de amamentação diários passaram de 6 para 5 vezes.

– Com 14 semanas de vida, aumentei o intervalo noturno para 10h. Assim, em vez de dar a última mamada do dia às 22h, passei a dar às 21h e ajustei o horário das demais mamadas para 7h – 11h – 15h – 18h. Perceba que isso implicou na diminuição do intervalo entre as três últimas mamadas do dia (15h – 18h – 21h). Permaneci nessa rotina por duas semanas.

Desse modo, ao final dos 4 meses, meus gêmeos dormiam 10h ininterruptamente a noite (sem nenhum período de amamentação nesse período).

Aos 4 meses, também iniciei a introdução alimentar. Aqui nos Estados Unidos a introdução alimentar começa mais cedo. Mas vou explicar introdução alimentar em um outro post específico sobre o assunto. O fato é que a partir dos 4 meses consegui chegar em uma rotina bem legal: intervalo noturno de 10h entre as mamadas! Eu dava a última mamada do dia às 21h e a primeira mamada às 7h!

Quando completaram 5 meses, já estavam dormindo quase 12h por noite! Não vou comentar dos horários da rotina após os 5 meses neste momento, pois envolve o assunto relacionado à introdução alimentar. Mas ainda vou compartilhar com vocês oportunamente.

Obs.: conforme iniciei a introdução alimentar, a flexibilidade de horários passou a ser um pouco maior: 1h para mais ou para menos, a depender das circunstâncias do dia. Apesar da flexibilidade maior, sempre sigo uma rotina, até hoje. Eu diria que rotina é fundamental, especialmente no caso de ser mãe de múltiplos.

Hoje, com 1 ano e 7 meses, meus meninos costumam dormir 11h por noite, além de uma soneca na parte da tarde com duração de 2 a 3h.

Por falar em sonecas, este será o assunto do nosso próximo post! Veremos quantas sonecas o bebê deve ter, como devemos agir ao colocarmos o bebê para dormir, entre outros assuntos! 🙂

Espero que tenham gostado do post de hoje! Ficou um pouco grande, mas eu quis explicar para vocês com bastante detalhes, pois lembro-me de ter tido dificuldades com o assunto na época, principalmente em relação a como ajustar os horários nos períodos de transição! Deixem-me saber se ficou compreensível a explicação!

Qualquer dúvida, sugestão ou comentário, podem deixar um recadinho para mim abaixo, ok?

Se você gostou do blog e gostaria de receber notificações de novos posts por email, clique no link “seguir” ao lado direito da página! E nossa fanpage do Facebook, já curtiu? 🙂

Obrigada pela visita e tenha um ótima semana!

Até amanhã! Um beijo!

www.facebook.com/meustwins

http://i.instagram.com/meustwins

www.meustwins.com

Anúncios

Comments

  1. Amei!!! Estou esperando um casal, e meu pensamento é estabelecer uma rotina! Vou comprar os livros. Beijos

    Curtir

    • Que legal Melissa!! Parabéns pelos babies!!! Você está de quantas semanas? Compre sim! Aproveite que os bbs ainda estão aí dentro “sob controle” (kkk) para poder colher o maior número de informações possíveis! Quanto mais você ler, mais segura você se sentirá. Sem contar que será mais fácil colocar tudo em prática. E, durante a prática, você usa os livros apenas p/ consultá-los, sempre que sentir necessidade. Eu consultei demaaaais esses dois livros, me ajudaram demais! Beijos!

      Curtir

  2. Que interessante!! Não sou mamãe de gêmeos mas minha enérgica bebê de 6 meses vale por dois!
    Também moro nos EUA e comecei a introduzir alimentos aos 4 meses, queria saber qual a rotina de papinhas e mamadas que você fez… É realmente desafiador estabelecer rotinas, mas sei também que isso é possível. Obrigada pelas dicas !!

    Curtir

    • Oi Letícia! Morri de rir com o “minha energética bebe de 6 meses”…kkk. Ainda vou escrever um post específico sobre introdução alimentar e compartilhar a rotina dos meninos após a introdução dos alimentos! Está na minha lista de “posts à escrever”, mas em breve publicarei, ok? Você tem instagram? Se sim, me passe por favor p/ eu poder avisar você assim que publicar o assunto! 🙂 Beijos e obrigada pela visita!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Andressa Marchi says:

    Adorei os textos, apenas me falta coragem para colocar em prática a rotina a noite, sofro só de pensar em ver a bichinha chorando. Minha pequena tem quase 5 meses e tem acordado a cada 2h a noite 😔 esta muito cansativo!!!
    Como você fazia a noite quando eles acordavam? Porque se a pego no colo ela não para de chorar ate que de peito. As vezes tento acalentar no berço também, dando a chupeta e dando tapinhas no bumbum, mas nem sempre funciona. Aí como tudo é difícil!
    Gostaria de saber mesmo o que você fazia a noite, quando ela acordar sem ser a hora de mamar, o que faço?

    Curtir

    • Oi Andressa! Sei que é difícil para nós mães escutarmos o bebê chorar e não atendermos imediatamente. Passei por isso durante uma semana com o Lucas, quando estávamos na fase de adaptação do método do livro, durante as sonecas do dia. Mas depois passou e ficou tudo maravilhoso! Então, vale a pena você insistir! Antes de mais nada, verifique se você está seguindo as 11 orientações elencadas ao final da parte IV da série “Como fazer o bebê dormir a noite inteira”. Caso não esteja aplicando todas, certifique-se de aplicá-las em conjunto! Dito isso, vamos a sua pergunta (como eu fazia a noite quando eles acordavam):

      Sempre que um deles acorda chorando durante a noite, eu procuro seguir uma sequência de atos. São eles:

      1) Verifico qual o tipo de choro do bebê.

      a) Se for um choro de medo (que é totalmente diferente do choro de quando o bebê simplesmente desperta a noite): vou atendê-lo imediatamente, com direito a colo, carinho, conversa e um pouco de balanço na cadeira de amamentação. Fico com o bebê o tempo suficiente para ele se acalmar e volto a colocá-lo no berço (acordado) e saio do quarto. Normalmente ele dorme em seguida nesses casos.
      b) Se for um choro de quem acordou e não está conseguindo dormir de novo: observo pela babá eletrônica se há algo errado. Às vezes o bebê pode estar chorando porque prendeu a perna ou o bracinho nas grades do berço. Sendo este o caso, basta ir lá reposicioná-lo e sair. Mas se parecer que está tudo ok, não atendo imediatamente, deixo chorar um pouco (de 10 a 15 min). Em 95% dos casos em que isso acontece aqui em casa, eles voltam a dormir depois de uns 2 ou 3 minutinhos de choro. Eles chegam a ficar em pé no berço chorando, mas logo se deitam novamente e dormem sozinhos.

      2) Caso o bebê não pare de chorar nos 10 a 15 min, vou pessoalmente averiguar o que está acontecendo: primeiro verifico se o bebê está com febre, depois verifico se a fralda está suja ou se houve algum vazamento e ele esteja com a roupinha molhada. Sendo algum desses casos, basta trocar a fralda e sair. Porém, aqui eles nunca reclamaram por estar com fralda suja. Bem, verificado tudo isso e estando tudo ok, converso com o bebe, fazendo carinho nas costinhas, digo que estou ali pertinho dele, que está tudo bem, etc…e saio. Zero meu cronômetro novamente. Deixo chorar por mais 10 a 15 min.

      3) Se o choro continuar, ofereço água e saio. As vezes ele se contenta com a agua e volta a dormir (poderia ser sede também né? eu acordo umas duas vezes a noite p/ tomar agua…logo, penso que eles também podem sentir sede rs).

      4) Caso, depois dessa novela toda (srs), continue chorando, aí ofereço leite. Mas sempre deixo o leite como última solução. Tento todas essas outras coisas antes!

      A meu ver, um bebe que pede leite a cada 2h está acostumado com “lanchinhos” e não com uma “refeição completa”. Ele mama pouco, durante mais vezes. O ideal é que você dê um intervalo maior entre as mamadas. Assim você vai fazê-lo entender que ele precisa mamar em maior quantidade, pois só terá o leite novamente depois do transcurso do intervalo mínimo. Estabeleça a rotina bem certinha durante o dia (com horários certos das mamadas) que, com certeza, isso vai refletir em um sono tranquilo durante a noite! Como disse no post, é uma relação de causa e efeito! Dê uma lida no último post da série e veja se as coisas clarearam para você. Qualquer coisa pode me perguntar novamente.

      Acabei escrevendo bastante, mas penso que essa resposta também será útil para as demais leitoras!

      Beijos e boa sorte!

      Curtir

  4. Ana Cláudia says:

    Juuuu Parabénssss está muito didático, vou ler todos os posts umas 10x kkkkkk
    Me tira uma duvida, no decorrer do periodo em que vc aumentou os intervalos noturnos, vc aumentou a dose da mamada??? A qtde de ml???
    Bjssss

    Curtir

    • Oi Aninha!! Eu estava mesmo com essa preocupação (deixar o texto bem claro para os leitores)! Que bom saber que consegui deixa-lo didático! Era tudo o que eu queria! 🙂 Respondendo sua pergunta: sim, conforme eu aumentava os intervalos, aumentava também a quantidade de leite! Eu seguia a tabela contida no livro da Encantadora! Melhor dizendo: eu tomava essa tabela apenas como base e decidia a quantidade exata conforme as necessidades dos bebes. Se eles mamavam tudo, eu percebia que talvez pudessem querer mais, então aumentava a quantidade na próxima mamada. O ideal é sempre sobrar um pouco de leite na mamadeira! Desse modo, você terá certeza de que o bebe está satisfeito! Porém, quando eles mamam tudo, sempre ficamos com a duvida: será que eles querem mais? Mas, se a amamentação for no peito, não precisa ter essa preocupação, pois a quantidade está toda ali disponível pra ele (rsrs). Mas, como eu tirava leite com a bombinha e dava na mamadeira, sempre tinha essa preocupação. A tabela da Encantadora diz assim:
      a) até 6 semanas – 60 a 150 ml por mamada (com 7 a 8 mamadas por dia)
      b) 6 semanas a 4 meses – 120 a 180 ml por mamada (7 mamadas por dia)
      c) 4 a 6 meses – 150 a 240 ml por mamada (6 mamadas por dia)
      Beijos!!

      Curtir

  5. Maria Do Carmo says:

    Olá sou avó de um bebê de 18 dias sempre acordou de 3 x 3 horas ,também a noite ,mas fazem 2 noites que acorda toda hora e demora pra dormir ,o que fazia quando aumentou pra 4 horas o intervalo ? eles não acordavam ?se acordavam o que vc fazia? minha filha tá perdidinha kk

    Curtir

    • Olá vovó Maria do Carmo! Parabéns pelo (a) netinho (a)! É menino ou menina? 🙂 Conforme expliquei para vocês, no primeiro mês eu amamentava de 3 em 3h durante o dia e a noite. Somente comecei a aumentar o intervalo a partir da quinta semana de vida! Respondendo sua pergunta, quando isso aconteceu (quando espacei o intervalo noturno para 4 horas), eles não costumavam acordar antes!!! Por incrível que pareça, em todas as etapas em que eu aumentei o intervalo noturno, eles não costumavam acordar! Sendo assim, eu sempre precisava acordá-los para mamar. Será que a sequência “hora de comer – hora de ficar acordado – hora de dormir” está sendo respeitada durante o dia? Porque, as vzs, a inversão da ordem pode afetar no sono noturno. O bebê está tendo 7 a 8 mamadas por dia? Verifique se as 11 orientações elencadas ao final da parte IV da série “Como fazer o bebê dormir a noite inteira” estão sendo seguidas! Caso não esteja aplicando todas, certifique-se de aplicá-las em conjunto!
      Leia também a resposta que dei para a leitora Andressa Marchi (um pouco acima). Lá expliquei o que faço quando o bebê acorda de madrugada.
      Outra dica: experimente dar uma chupeta, um paninho ou um cursinho para o bebê! As vezes ele se sente mais confortável com esses acessórios e dorme melhor. Nos primeiros dias de vida o Lucas usava uma chupeta que veio do hospital com ele…toda vez que caia a chupeta, ele chorava. Era terrível!!! Eu levantava 934890283902 mil vzs a noite pra colocar a chupeta nele sempre que caia e ele chorava. Aí descobri uma chupeta que vem com um bichinho embutida, foi a salvação! Pq o bichinho segurava a chupeta no lugar! Porém, logo depois ele nao quis mais chupeta. Foi ai que substituí pelo bichinho de pelúcia e deu super certo! Até hoje cada um dorme com seu bichinho! Fica mais uma dica para vocês testarem! Espero ter ajudado!
      Beijos!

      Curtir

  6. Adorei os posts.Meu bebê tem 18 dias e acorda pontualmente a cada 3h.como você fazia se eles acordassem antes do tempo determinado por você na madrugada?Obrigada.

    Curtir

    • Oi Luiza! Por acaso você é neta da Sra Maria do Carmo? Hahaha… 🙂 Peço que veja por gentileza a resposta que dei a ela (bem acima da sua pergunta), pois a resposta se enquadra perfeitamente para você, ok?
      Apenas gostaria de acrescentar o seguinte: não se esqueçam da flexibilidade de 30 min para mais ou para menos! Se o bebe estiver chorando e faltar apenas 30 min para a mamada, antecipem-na! 😉
      Beijos

      Curtir

  7. Olá! Estou com a mesma dúvida da colega que escreveu mais acima. Meus gemeos acordam de 2 em 2 hrs para mamar na madrugada . Estão com dois meses e por estar muito cansada, Fizemos algumas experiências aqui em casa. Se complementamos a mamada com leite artificial ou leite ordenhado, a última mamada, eles esticam o sono por 3hrs, 3:30. Tb não sei o que fazer para estabelecer essa rotina na madrugada pois eles choram muito, ficam bastante irritados. O que você costumava fazer quando eles choravam? Quando acordavam antes do hr estabelecido?! Beijos e parabéns pela iniciativa de dar as dicas! São muito valiosas para mães de primeira viagem como eu 😊

    Curtir

    • Oi Fernanda!! Realmente sua dúvida é bem parecida! Acho que acabei já respondendo mais acima! Peço que, por gentileza, veja a resposta que dei para a Sra Maria do Carmo e também a resposta que dei para Andressa Marchi! Penso que as duas respostas se enquadram à sua pergunta!! 🙂 Qualquer dúvida pode me perguntar novamente, ok?
      Beijo!

      Curtir

  8. Ana Miiller says:

    Olá! Estou acompanhando seu blog e amando as dicas!!! Estou esperando gêmeos e tenho algumas dúvidas:
    – Vc amamentou no peito ou misto? Os horários eram exatamente os mesmos para os dois? Como vc fazia para amamentar ambos? Conte mais sobre isso;
    – geralmente eles acordavam a noite para mamar em horários distintos? O que fazer se acordarem juntos?
    – vc os colocou no mesmo berço no início ou no mesmo quarto? Houve situações de um acordar o outro a noite e os dois quererem mamar?
    Aguardo suas dicas sobre esses tópicos tb! Obrigada, bjo

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Ana!!! Que legal que está gostando!! Fico tão feliz em saber! Já anotei aqui todas as suas dúvidas e farei posts específicos sobre tudo, pois são são tópicos que merecem uma explicação mais detalhada! Conforme eu for publicando, anunciarei no insta, ok? Beijos e parabéns pelos seus gêmeos!!! Quantas semanas você está? 🙂

      Curtido por 1 pessoa

      • Ana Miiller says:

        Eu estou de 32 semanas e vou adorar saber sobre esses tópicos, pois são coisas que os livros não “contam”!!!! Estou “devorando” seu blog para saber td sobre ser mãe de gêmeos! Apesar de já ter um filho, o Felipe de 1ano e 10 meses, sei que agora vai ser bem diferente!!!!
        Mto obrigada! Bjo

        Curtido por 1 pessoa

      • Esperando essa resposta!!! 🙂 tbm é minha dúvida 😘

        Curtido por 1 pessoa

  9. Quase lá hein Ana? Os meus nasceram com 37 semanas! Faça bastante repouso agora no finalzinho!! Você tem razão, agora será bem diferente mesmo (rsrs). Ter dois bebês ao mesmo tempo são outros quinhentos hahaha. Mas vai dar tudo certo e vai ser uma delícia, você vai ver! Não esqueci das suas dúvidas, pode deixar que responderei tudo! Sei que também são dúvidas de outras leitoras também (como a Flor do Egito, que deixou recado logo abaixo do seu)! Vou abordar tudo sobre “amamentação”, pode deixar! Um beijo para vocês!

    Curtir

  10. Oi ju! Te sigo no insta eno youtube! Você é uma referencia para criação dos meus gêminhos! Os meus filhos agora estão para completar 5 meses, e desde do 1 mês comecei com a rotina, foi minha salvação!!coloco eles para dormir as7.30 e dai dormem até as 11-11.30 e mamam e e acordam novamente as 4am , dificilmente vão até as 5. Nunca chegamos a s 6 am 😦 me fala, você dava a mamada das 19pm e o que os bebês faziam até as 10-11pm que era a sua última mamada antes de dormir?Porque os meus já capotam as 19! Rsrsr ! Você implementou o nana nenê? queria muito conseguir entender onde tenho que mudar minha rotina!
    Obrigadinha! Bjos

    Curtir

  11. Oi!
    Adorei ler este post. Temos um casal lindo e estamos muito felizes.
    Uma perguntinha, vcs davam as mamadas para os bebes ao mesmo tempo ou cada um de uma vez? Os meus bebes demoram em tomar a mamadeira e se faço primeiro pra um e depois para o outro, levo muuuuito tempo, assim quando termino, já está quase na hora de recomeçar…
    Alguma dica?
    Obrigada!

    Curtir

    • Oi Patricia!! Parabens pelos bebês de vocês!! Respondendo sua pergunta, eu sempre amamentei simultaneamente os dois. Se não tinha ninguém em casa para me ajudar, eu colocava os dois no carrinho duplo e dava mamadeira para os dois ao mesmo tempo! Senão não tinha condições mesmo rsrs. Eu apoiava a mamadeira em um ursinho de pelúcia e colocava bem na frente deles! Dá uma olhadinha no meu instagram que tem uma foto deles mamando assim com o ursinho de apoio! Só que faz tempo que eu publiquei, tem que olhar nas antigas, ok? Rs. Beijo!!

      Curtir

    • Oi Patrícia! Sempre dei de mamar simultaneamente! Quando eu estava sozinha, eu colocava os dois no carrinho duplo e apoiava cada mamadeira em um ursinho de pelúcia na barriguinha deles. Com isso eles foram aprendendo a segurar a mamadeira desde pequenininhos. Na hora de colocar para arrotar, eu pegava um de cada vez (começava com quem terminasse primeiro)! Super beijo!

      Curtir

  12. Olá, ameiiiii seu post e estou quase enlouquecendo com meu bebe de 4 meses para dormir a noite, estou parecendo um zumbi kkkkk
    Consegui fazer com que ele durma sozinho a noite, porém com chupeta. O problema é que se a chupeta cair ele chora. Eu coloco ele para dormir no max 21:30 ele dorme e acorda às 2 da madrugada, depois as 4, 5, 6 e 7:30 e não dorme mais.
    Antes ele dormia ninando, colocava ele as 21:30, ele só acordava as 4 e depois as 7:30. Não sei mais o que faço, pois já tentei tirar a chupeta e ele chora muito pq quer a chupeta de volta.
    Será que insisto pra ele dormir sozinho com a chupeta? Não sei onde estou errando.
    Bjusss

    Curtir

  13. Larissa fischer says:

    Olá, nao consigo fazer dar mamadeira para ambos ao mesmo tempo , mas eles vem sempre um depois o outro , num intervalo de 40min de um pra outro.
    Será que consigo seguir esse raciocínio de rotina??

    Curtir

  14. Larissa fischer says:

    A tabela da encantadora vale para prematuros também?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s