Como fazer o bebê dormir a noite inteira – Parte I

IMG_3687

Olá queridos leitores! No post de hoje vamos iniciar um assunto muito esperado pelas minhas seguidoras mamães: como fazer o bebê dormir a noite inteira.

Porém, antes de começarmos, gostaria de ressaltar que, ao tratar do assunto com vocês, tomei como base os ensinamentos aprendidos com a leitura do livro “Nana Nenê”.

Caso você ainda não tenha lido, penso que esse texto irá auxiliá-la bastante! Mas continuo recomendando a leitura integral do livro, ok?

Como já comentado, foi com o auxílio deste livro que consegui fazer meus bebês dormirem a noite toda desde os 2 meses de vida! Por isso quero muito compartilhar minha experiência com vocês e ajudar as mamães que ainda estão na luta por uma noite de sono tranquila.

O tema parece simples, mas, na verdade, temos muitos assuntos para discutir previamente. Mas não se preocupem, pois tratarei de todos eles aqui com vocês. Para tanto, dividi nosso tema em 4 partes!

Acompanhem comigo os tópicos que veremos a partir de hoje:

Parte I

  • Teorias da rotina alimentar

Parte II

  • Como funciona a alimentação orientada pelos pais?
  • Quais os benefícios da organização?
  • Qual deve ser o intervalo das mamadas?

Parte III

  • Variação de tempo aceitável entre as mamadas
  • Como estabelecer uma rotina?
  • Como eu estabeleci a rotina dos meus gêmeos

Parte IV

  • Sobre as sonecas
  • O segredo do sucesso do sono noturno ininterrupto

É necessário tratarmos de todos esses tópicos para podermos compreender o assunto com precisão e clareza. Afinal, o bebê somente passará a dormir a noite inteira quando todos esses tópicos estiverem sendo aplicados corretamente.

Como vocês notaram, temos bastante assunto legal para “conversar”, não é mesmo? Então vamos começar? 🙂

  • Teorias da rotina alimentar

Existem duas filosofias básicas de alimentação do bebê:

  1. Livre demanda: trata-se de uma alimentação orientada pelas exigências do bebê. Para os adeptos desta teoria, o choro do bebê é o principal sinal de que ele precisa ser alimentado. Não é levado em conta o tempo que se passou desde a última mamada.
  2. Alimentação orientada pelos pais: através desta teoria, a mãe alimenta o bebê quando ele está com fome, aproveitando as primeiras semanas de vida para orientar os ciclos de fome do bebê, rumo a uma rotina básica. Há regularidade entre os horários de alimentação, que variam conforme a idade do bebê.

Comentar esse assunto é muito delicado, pois sei que existem muitas mamães adeptas à primeira teoria. Portanto, peço licença a essas mamães para registrar aqui minha humilde opinião a respeito:

Nem sempre chorar é sinal de fome. Um bebê pode chorar por outros motivos diversos: porque necessita de um conforto psicológico; porque está com cólicas; porque quer dormir; porque está doente, etc. Desse modo, oferecer leite ao bebê sempre que ele chora, não me parece adequado. Mesmo porque, há também casos em que o bebê está com fome, mas não chora (alguns bebês fracos e doentes podem não ter energia para chorar)! Por esse motivo, assim como o autor do livro “Nane Nenê”, sou adepta à segunda teoria.

Segundo os ensinamentos do autor, a regularidade entre os horários de alimentação (abraçada pela segunda teoria) é o primeiro passo importante para o sucesso no estabelecimento de um sono noturno ininterrupto a partir dos 2 meses de vida.

Motivo: os horários rotineiros de alimentação ajuda o metabolismo do bebê a estabilizar-se. E, quando isso acontece, os padrões de sono noturno, consequentemente, também tornam-se estáveis! É uma relação direta de causa e efeito! Ou seja, o fato de o bebê estar sendo alimentando regularmente (“causa”) faz com que o metabolismo dele torne-se estável e que durma a noite inteira ininterruptamente (“efeito”).

Mas como funciona a alimentação orientada pelos pais? É o que veremos no nosso próximo post, acompanhem!

Espero que tenham gostado da nossa introdução ao assunto! Preparei todos os posts com muito carinho para vocês! Apenas para que vocês saibam (pois sei que estarão aguardando as próximas publicações), os próximos 4 posts irão ao ar nos dias: 16 a 19 (2a-f a 5a-f)!

Espero muito que esses 5 posts ajudem-nas a conseguirem fazer seus bebês dormirem a noite toda! 🙂

Caso tenham dúvidas, podem deixar perguntas abaixo!

Se você gostou do blog e gostaria de receber notificações de novos posts por email, clique no link “seguir” ao lado direito da página! E nossa fanpage do Facebook, já curtiu? 🙂

Não se esqueça de compartilhar o post no seu facebook (é só clicar em “curtir” logo abaixo do post), para me ajudar a divulgar o assunto para outras mamães que também estejam precisando!

Até breve! Obrigada pela visita e tenha um ótimo final de semana!

www.facebook.com/meustwins

http://i.instagram.com/meustwins

www.meustwins.com

Comments

  1. Ana Cláudia says:

    Juuuu estava ansiosa por este post, ja estou aguardando o próximo!!! Parabénssss estou adorando todas as dicas!!! Bjaoooooo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário