Como é ter filho nos EUA – o pré-natal

 IMG_0318IMG_0319

Bom dia pessoal, tudo bem? Como muita gente me pergunta sobre como é ter filho nos EUA, resolvi fazer um post sobre o assunto para vocês.

Dentro deste tema, selecionei os 3 tópicos de maior interesse. São eles:

  1. Como funciona o acompanhamento médico durante a gravidez (“pre-natal”)?
  2. Como foi meu parto?
  3. Como funciona a questão dos custos do parto? É possível que seja gratuito?

Bom, agora que vocês já sabem o que vem pela frente…vamos começar?

  • Como é o pré-natal nos EUA

IMG_2782IMG_0369IMG_2784

As consultas médicas de pré-natal são super rápidas: duram, no máximo, 15 min com o médico. Vejam como é o passo-a-passo:

Ao chegarmos ao médico, somos atendidas, primeiramente, por uma outra pessoa. Essa pessoa verificará sua pressão, seu peso e é responsável por anotar todas as nossas dúvidas. Esse “pré-atendimento” dura de 5 a 10 minutos.

Na sequência, somos direcionadas para fazer exame de urina. Isso me surpreendeu! Achei muito prático fazer exames de urina no próprio consultório médico! Aliás, os exames de sangue também são feitos no consultório, pela mesma pessoa que faz o “pré-atendimento”.

Após essa fase inicial a paciente é encaminhada para a sala do médico e é “posicionada” no local onde será feito o ultrassom. O médico chega apenas neste momento. Durante o ultrassom ele verifica como está o bebê (no meu caso, os bebês, rsrs) e a mamãe.

As consultas de acompanhamento, no caso de gêmeos, são feitas a cada 15 dias. Somente após a 32a semana é que o acompanhamento passa a ser semanal.

Penso ser interessante ressaltar que todas as consultas médicas aqui nos EUA funcionam dessa maneira: primeiro há um pré-atendimento e depois vem a consulta médica em si. Em todos os casos em que fui consultada por um médico, o atendimento não passou de 15 min. As especialidades que já vivenciei aqui foram: ginecologia, obstetrícia, ortopedia, pediatria e ortodontia. Todos funcionaram da mesma forma.

No início, essa questão do atendimento rápido me incomodava um pouco. Afinal, nós (brasileiros) estamos acostumados com aquele atendimento médico bem demorado, no qual nos sentamos à frente do médico e lá ficamos tirando nossas dúvidas, sem pressa.

Aqui é bem diferente nesse aspecto. A começar pelo fato de não haver mesa com cadeiras nas salas dos médicos! Há apenas uma cadeira em algum canto da sala e pronto! E normalmente o atendimento é feito em pé durante todo o tempo. É o único jeito de o tempo de a duração ser de 15 min (rsrs)!

Outra diferença que encontramos por aqui é o fato de que, em quase todos os consultórios médicos, há um grupo de médicos. Ou seja, nem sempre você é atendido pelo mesmo médico! Explico melhor:

Você até pode ter uma preferência por um dos médicos do grupo e agendar suas consultas quase sempre com ele. Porém, você também terá que agendar consultas com os demais médicos do grupo, para que você conheça a todos. Por que isso? Porque os médicos fazem “revezamento” entre eles em casos de terem que fazer parto em finais de semana ou feriados.

Assim, se a bolsa da paciente estourar em um final de semana, pode ser que ela seja atendida pelo médico que mais a acompanhou no pré-natal ou por um dos outros médicos do grupo. O fato dependerá de qual médico é o indicado para fazer o parto naquele final de semana. Por esse motivo é sempre recomendado à paciente consultar-se com todos os médicos do grupo, para que haja um contato prévio com todos.

O número de grupo de médicos é bastante variável. No local em que eu frequentava havia apenas 2 médicos.

No meu caso, minha cesárea estava marcada para uma 2a-feira, quando eu completaria 37 semanas. E adivinhem o que aconteceu? Minha bolsa estourou um dia antes (domingo) e o meu médico não era o indicado para aquele final de semana.

Pensei: “que pena, meu parto será feito pela outra médica“ (eu havia feito pré-natal com ela apenas 3 vezes). Bom, melhor 3 vezes do que nada, não é mesmo?

Porém, fui surpreendida! Justamente naquele dia, nem a outra médica poderia fazer o parto!!! Resultado: quem fez o parto dos meus gêmeos foi uma médica que nunca vi na vida (rsrs). Parece assustador, não? Mas até que encarei essa situação com bastante tranquilidade. Eu tinha certeza que ia dar tudo certo, independentemente de qual médico faria meu parto. É claro que eu preferia que fosse com o médico que cuidou de mim durante todo o pré-natal, mas…nem tudo é como a gente quer que seja. Eu sabia que Deus estaria no comando de tudo.

O parto foi lindo e muito emocionante! Mas esse será o assunto do nosso próximo post, ok?

Espero que vocês tenham gostado de saber como funciona o pré-natal aqui nos EUA e que eu que tenha esclarecido as dúvidas de vocês em relação a esse primeiro tópico! Qualquer dúvida é só perguntar!

Se você gostou do blog e gostaria de receber notificações de novos posts por email, clique no link “seguir” ao lado direito da página! E nossa fanpage do Facebook, já curtiu? 🙂

Nos “vemos” em breve! Até lá!

www.facebook.com/meustwins

http://i.instagram.com/meustwins

www.meustwins.com

 

 

Comments

  1. Vanessa Guerra says:

    Jú achei que você tinha feito parto normal….tenho uma prima que reside em Orlando e ela teve duas gestações e os partos foram normais, ela me disse que cesárea nos EUA é excepcional, muito diferente daqui do Brasil onde é quase uma regra, mais de 80 % dos partos são cesárea!
    Adorei o post…
    Beijos com carinho

    Curtir

    • Oi Vanessa! Vc tem razão, a regra aqui é o parto normal. A cesárea só é feita diante da impossibilidade do parto normal. No meu caso, não tinha como ser normal porque a posição deles não permitia. Durante o pré-natal o médico informa a mãe se o parto será normal ou cesárea (depende de vários fatores)! Beijos!! 😉

      Curtir

  2. Oi Jú! Queria saber dos custos em relacao ao parto…
    Beijos

    Curtir

  3. Bom dia, porfavor me informe o valor de cada consulta do pré natal, agradeço e muito. até mais…

    Curtir

Deixe um comentário