Livros que recomendo

IMG_3216

Olá queridos leitores! Hoje venho apresentar para vocês 2 livros de leitura obrigatória para todas as gravidinhas e mamães de primeira viagem!

Esses livros ensinam simplesmente tudo que uma mãe precisa saber! Foram (e são) a minha salvação em minha jornada como mãe.

Os livros chamam-se: A Encantadora de Bebês e Nana Nenê. Vou comentar rapidamente sobre cada um deles para vocês terem uma ideia. Vamos lá?

  • A Encantadora de Bebês

Esse livro é bem completo! A autora ensina como cuidar do bebê do primeiro dia de vida até os primeiros anos da criança.

O que eu gostei muito nesse livro é o fato de que a autora apresenta uma tabela contendo a quantidade ideal que devemos dar de leite, conforme a idade do bebê. Além disso, ela também apresenta o intervalo de tempo ideal entre as mamadas, tudo conforme a idade do bebê.

Essa tabela me auxiliou demais, pois, como não consegui amamentar meus bebês no peito, eu sempre tirava meu leite com a bombinha elétrica e dava o leite para eles na mamadeira. Por esse motivo, eu tinha dúvidas sobre quanto de leite dar para meus bebês. E, seguindo a quantidade e intervalos sugeridos pela autora, meus bebês se desenvolveram super bem. Sempre “tiravam nota 10” nas consultas médicas de acompanhamento, nunca estavam abaixo ou acima do peso.

Mas e as mamães que amamentam no peito? Como saber a quantidade certa de leite?

A autora também apresenta o tempo ideal em que o bebê deve amamentar no peito, sempre conforme o tempo de vida do bebê!

Como meu livro está em inglês, vou reproduzir em português apenas uma parte dele (a página que mostra uma das tabelas), só para vocês terem uma ideia:

Idade Se amamentado com a mamadeira, qual a quantidade? Se amamentado no peito, por quanto tempo?

Com que frequência amamentar o bebê?

Nos primeiros 3 dias de vida 60 ml a cada 2 horas. 1o dia: 5 min em cada seio  2o dia: 10 min em cada seio  3o dia: 15 min em cada seio 1o dia: durante todo o dia, sempre que o bebê quiser    2o dia: a cada 2h.                    3o dia: a cada 2h30

Até 6 semanas

60 a 150 ml por mamada (7 ou 8 mamadas por dia)

 Até 45 min

A cada 2h30 – 3h durante o dia. Seu bebê deve estar apto a dormir de 4 a 5h durante a noite.

6 semanas a 4 meses

120 a 180 ml por mamada (7 mamadas por dia) Até 30 min

A cada 3h – 3h30. Por volta dos 4 meses, seu bebê deve estar apto a dormir de 6 a 8h por noite.

4 a 6 meses

150 a 240 ml por mamada (6 mamadas por dia) Até 20 min

A cada 4h. Seu bebê deve estar apto a dormir 10h por noite.

Obs.: desculpem-me pela forma como a tabela está colocada neste post. Não consegui deixá-la com apresentação adequada. Ao mesmo tempo, não quis adiar a publicação deste post por esse motivo. Quero que tenham conhecimento desses livros o quanto antes, para facilitar a vida de vocês desde já! Espero que compreendam minha preocupação!

Viram que tabela legal?

Dica: se possível, procure ler esse livro antes do bebê nascer, pois ele é meio grandinho (390 págs). Assim você terá tempo de assimilar melhor todas as informações nele contidas. Além disso, depois que o bebê nascer certamente você não terá muito tempo livre (rsrs), sobretudo se você estiver grávida de gêmeos!

Porém, caso você já esteja com seu bebê em casa, sem saber o que fazer com ele (rsrs) e sem tempo de ler um livro deste tamanho, leia apenas o Capítulo 1* e 3* do livro!! Esses são os capítulos que eu mais consultei e que trazem as informações mais importantes sobre como estabelecer rotina, mamadas e introdução alimentar.

Eu li durante a gravidez. Depois que meus bebês nasceram eu apenas consultáva-o, especialmente as tabelas (como a apresentada acima). Conforme eles cresciam, eu sempre verificava qual a quantidade de leite e qual intervalo ideais.

Se quiser comprar o livro pela internet, você pode encontrá-lo aqui.

*Esclarecimento: penso ser importante mencionar também o nome desses capítulos, pois tenho receio de que eles estejam em ordem diferente na edição que vocês comprarem. Então, lá vai: Cap. 1 – “E.A.S.Y. não é necessariamente fácil mas funciona“; Cap. 3 – “A dieta líquida do seu bebê”. Lembrem-se que de que meu livro está em inglês! Sendo assim, é provável que o nome dos capítulos não estejam necessariamente com essas palavras! Mas penso que essas informações sejam suficientes para vocês localizarem os capítulos mencionados aqui! Qualquer dúvida deixem uma mensagem ao final do post que ajudo vocês! 🙂

  • Nana Nenê

Esse livro é pequenininho (180 págs)! A leitura é super agradável e o conteúdo é valiosíssimo!

Ele mudou a minha vida e dos meus gêmeos para muito melhor! E, com certeza, mudará a sua também! Afinal, nada como ter uma noite inteirinha de sono, sem interrupções!

Os autores do livro são americanos (sendo um deles médico pediatra), mas o livro já foi também traduzido para o português.

O meu livro é este aqui. Mas, parece-me que há uma versão mais atualizada, que seria esta aqui.

Por qual livro començar?

Sem sombra de dúvidas pelo Nana Nenê! Motivo: ele é pequeno e contém informações preciosas!! Com esse livro você terá um “panorama geral” sobre como cuidar do seu bebê e como fazê-lo dormir a noite toda!

Inclusive, ao ler primeiro o Nana Nenê, você terá um melhor aproveitamento da leitura do outro livro (A Encatadora de Bebês), já que você já terá tido um primeiro contato com os assuntos abordados, de uma forma super clara e prática.

Eu diria que um é complementar ao outro. O Nana Nenê apresenta toda a base: explica como estabelecer rotina, quantas sonecas o bebê deve ter durante o dia, amamentação no seio x amamentação com mamadeiras, e, como fazer o bebê dormir a noite toda. Esse livro vocês devem ler por completo (recomendo a leitura pelos papais também). Os assuntos são tratados com bastante clareza e praticidade (eu amei!). Porém, o Nana Nene não apresenta os detalhes sobre a quantidade de leite ideal para cada fase do bebê. Mas todos esses detalhes você encontra nos capítulos 1 e 3 do A Encantadora de Bebês!

Portanto, os dois livros se complementam perfeitamente! Serei eternamente grata às pessoa que recomendaram estes livros para mim! Fizeram toda diferença na qualidade de vida que temos aqui em casa! Não deixem de ler essas preciosidades!!

Tenho percebido que muitas seguidoras estão com dificuldades em ter noites de sono ininterruptas, uma vez que os bebês estão acordando com bastante frequência. Por esse motivo, estou preparando um post para vocês explicando a importância da rotina para uma noite de sono ininterrupta!

Explicarei detalhadamente como fiz para meus gêmeos dormirem a noite toda desde os 2 meses! É pura aplicação das teorias apresentadas no livro Nana Nenê, vocês vão ver!

Inclusive, estou pensando em fazer um vídeo mostrando a rotina noturna dos meus meninos para vocês, o que acham?

Espero muito que as dicas de hoje ajudem vocês a estabelecerem uma rotina para seus bebês e a terem noites de sono novamente! Depois me contem qual foi o resultado, quero saber! Tenho certeza que esses livros vão mudar a vida de vocês para muito melhor, assim como mudaram a minha!

Se você gostou do blog e gostaria de receber notificações de novos posts por email, clique no link “seguir” ao lado direito da página! E nossa fanpage do Facebook, já curtiu? 🙂

Até breve! Obrigada pela visita!

www.facebook.com/meustwins

http://i.instagram.com/meustwins

www.meustwins.com

Comments

  1. OI Juju!!!! Ebaaa hoje consegui ler tudo! Até que enfim!!rsrs Parabéns! Está muito legal!!
    Saudade!!! Beijosssss

    Curtir

  2. Dina do Valle says:

    Muito bacana as dicas! No momento estou lendo “Criando filhos gemeos” e estou adorando. Vou comprar esses que vc esta indicando! Quanto mais informaçoes reunidas melhor! Ainda mais para mamae de gemeos como nós.
    Beijos!

    Curtir

    • Oi Dina! Parabens pelos seus gêmeos!! Não conhecia esse livro que você está lendo! Obrigada por compartilhar a informação aqui no nosso espaço, assim fica mais uma dica para as mamães de gêmeos! Um beijo e volte sempre!

      Curtir

  3. Achei o máximo, ja ouvi falar deles mas vou adquiri-los !!! Sobre o video c a rotina dos meninos, ja estou ansiosa!!! Rsrsrs bjaao

    Curtir

    • Adquira sim Raliny, vc vai ver como tudo vai melhorar com uma rotina bem estabelecida! Pode deixar que farei o vídeo e anunciarei no insta p/ vc saber quando estiver publicado! Bjs e obrigada pela visita!

      Curtir

  4. Raquel Fritzen Michels says:

    Vou ter que encontrar livros assim!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi ju, adorei as dicas. São quantos dias para o bebê se adaptar? Vou começar amanhã mesmo. Beijinho 😙

    Curtir

  6. Estou adorando os posts. Comprei os dois livros da Encantadora de bebês e não conhecia esse Nana nene. Vou comorar ;). Obrigada 😘😘

    Curtir

  7. Muito obrigada pela dica dos livros. Estou gravida (de um baby) e queria muito ler sobre o soninho, para me preparar. Também moro no US e estou longe da família…amei seu blog e seus videos. Obrigada por dividir toda a sua experiência. Beijos. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário